top of page
  • Foto do escritorÁDAMUS BASSO

SUA EMPRESA DEVE TER UM VÍDEO INSTITUCIONAL

















Por que fazer vídeos institucionais?


O poder dos vídeos institucionais como ferramentas de vendas e construção de marcas. Ele ainda serve para promover ideias e produtos no meio corporativo. Produzir um vídeo institucional é como criar um curta-metragem oficial da sua empresa.


Com ele, você pode contar a história do seu negócio, fortalecer a relação do público com a sua marca e transmitir sua missão, visão e valores.


Se quiser, também pode promover produtos e serviços, mostrar os bastidores da empresa e usar seus colaboradores como porta-vozes.


As possibilidades de conteúdo são inúmeras, e o formato audiovisual tem o poder de encantar o público, influenciar opiniões e humanizar a marca.


O que é um vídeo institucional?


Vídeo institucional é uma peça de comunicação audiovisual voltada à divulgação da marca e aumento da visibilidade da empresa a partir de suas características essenciais.


Diferentemente dos conteúdos promocionais, seu objetivo é representar a missão, visão e valores da instituição, construindo uma reputação sólida a partir da cultura organizacional.


Ou seja: o foco do vídeo institucional não está nos produtos e serviços, e sim na própria essência e identidade da empresa.


Por isso, sua mensagem inclui elementos como a história da empresa, posicionamento, princípios, depoimentos de clientes e colaboradores, e outros recursos que valorizam sua atuação.


Esteticamente, a peça prioriza a identidade visual da marca, criando um universo próprio que reflete a personalidade corporativa.


Logo, é usada para apresentar a organização e permanece em destaque no site institucional, atingindo tanto o público interno quanto o externo.


É aí que está o desafio do vídeo institucional: criar uma mensagem impactante que contemple todos os públicos interessados, incluindo clientes, colaboradores, parceiros, investidores e sociedade.


Quando a empresa consegue chegar a esse resultado, a peça se torna uma poderosa ferramenta de comunicação.


Aliás, o formato se tornou ainda mais relevante na atual ascensão do vídeo marketing.


Hoje, 81% das empresas já utilizam o vídeo como uma ferramenta de marketing, segundo a pesquisa The State of Video Marketing in 2019, da HubSpot.


A pesquisa The latest video trends, realizada em 2016 pelo Google, também mostra que seis em cada 10 pessoas preferem assistir a vídeos online do que assistir à TV.


Os dados mostram que há um grande potencial a ser explorado com vídeos institucionais online, que são muito mais eficazes para capturar a atenção do consumidor digital.


Inclusive, a internet trouxe inúmeras possibilidades de formatos criativos e mídias inovadoras para o tradicional vídeo corporativo.


Planeje e estabeleça objetivos


Como qualquer outra peça de comunicação, o vídeo institucional deve ser cuidadosamente planejado, como parte da sua estratégia de marketing.


Por onde devemos começar o planejamento?


Pela definição de objetivos.


Você pode focar o institucional na promoção dos diferenciais, nos valores e causas, na integração de colaboradores, no reforço de autoridade, entre outros objetivos.


Por exemplo, se você está adentrando um novo mercado, é importante introduzir sua proposta de valor ao público e reforçar a confiança nas soluções da empresa.


Se a marca já é consolidada, seu vídeo pode explorar a relação com os clientes e trazer conteúdos aspiracionais.


Defina o público-alvo


É muito importante definir qual será o público-alvo do seu vídeo institucional.


Você pode produzir vídeos específicos para cada público, mas a ideia é ter pelo menos uma peça geral que consiga representar sua empresa para qualquer audiência.


Basicamente, você terá que considerar os seguintes grupos:


Clientes: o vídeo institucional deve transmitir excelência e compartilhar os valores da empresa com os clientes, gerando identificação com a marca


Colaboradores: para os colaboradores, o vídeo deve gerar a sensação de pertencimento, engajamento e integração com a empresa


Investidores: os investidores também devem perceber o valor da empresa e seu potencial de retorno a partir da mensagem


Parceiros: a reputação da empresa é importantíssima para fechar boas parcerias no mercado, e o vídeo não pode deixar de contemplar esse público


Sociedade: para a sociedade, a empresa deve focar sua mensagem na responsabilidade socioambiental, projetos sociais, iniciativas culturais e demais ações que contribuem com a comunidade.


Motivos para fazer um vídeo institucional.


Não faltam motivos para você fazer – ou atualizar – seu vídeo institucional o quanto antes e apresentar sua empresa para o mundo.


Veja por que vale a pena investir nesse tipo de comunicação.


Reforçar identidade da marca


O vídeo institucional é um espaço exclusivo para você mostrar todo o potencial da sua marca e criar um vínculo poderoso com seu público, expondo seus diferenciais.


Você pode reforçar sua identidade contando histórias da empresa, falando de seus valores mais profundos e criando uma linguagem e tom de voz únicos para se comunicar com as pessoas.


O resultado será a consolidação da sua imagem no mercado e uma forte lembrança de marca entre os consumidores.


Nós da Miragem Content temos vasta experiência em vídeos institucionais, capacitada para mostrar a sua empresa de forma moderna transmitindo tudo o que ela representa.

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page